Escolha uma Página

SÃO PAULO – Foi preciso a dedicação e o compromisso de mais de 800 mil pessoas, mas a Índia conseguiu: em menos de 24 horas, plantou 49,3 milhões de árvores. A meta era plantar 50 milhões, mas, dado o tamanho do desafio, atingir 98,6% do objetivo já foi tido como grande sucesso. A marca também foi mais do que o suficiente para quebrar o recorde mundial de árvores plantadas em um dia, registrado no Guinness World Records Book (Livro Guinness dos Recordes) como pertencente ao Paquistão, que plantou “apenas” 847,3 mil no período. “O mundo percebeu que é preciso fazer um grande esforço para reduzir as emissões de carbono para assim mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais”, disse à Associated Press Akhilesh Yadav, que é ministro chefe da região de Uttar Pradesh, onde a iniciativa aconteceu.

A ideia de um esforço concentrado para quebrar o recorde mundial de árvores plantadas em um dia se insere em um projeto indiano mais amplo que busca informar a população sobre os riscos da poluição, reduzir a emissão de gases poluentes e divulgar práticas para diminuir os impactos do problema. Só o projeto de plantio de árvores, por exemplo, deve receber investimentos de US$ 6,2 bilhões até 2030. Com o aporte, a Índia espera aumentar sua área de cobertura vegetal para 581 milhões de hectares.

Pode parecer muito, e, de certa maneira, é – mas a situação da poluição no país requer medidas em escala como essa. A Índia frequentemente figura entre os 10 países mais poluídos do mundo e estima-se que cerca de 570 mil pessoas morram prematuramente por doenças ligadas à poluição no país todos os anos. A poluição e a degradação ambiental também custam cerca de US$ 80 bilhões ao ano ao país.

Tailândia quer reflorestar com sementes lançadas de avião

O governo tailandês anunciou que estuda a possibilidade de adaptar aviões de combate a incêndio para que os aparelhos lancem sementes em esforço de reflorestamento. De acordo com o plano, as sementes seriam lançadas dentro de casulos com material que facilita a germinação e mais de 100 mil delas seriam despejadas por voo. A taxa de sucesso é estimada em cerca de 70% – o que quer dizer que, de cada 10 sementes lançadas, sete vingam.