Escolha uma Página

SÃO PAULO – Famosa por seus prédios, a cidade de Nova York deve ganhar uma nova estrela para sua coleção de construções marcantes. A adição, porém, vai destoar do visual de conhecidos arranha-céus como o One World Trade Center e o Empire State Building. Com 10 andares, o edifício 475 West 18th deixará sua marca como o prédio de madeira mais alto da cidade. Concebido pelo escritório de arquitetura nova-iorquino SHoP Architects, ele se insere em um movimento de revalorização da madeira como material para construção de prédios urbanos, residenciais ou comerciais, com mais de 10 pavimentos.

O projeto foi premiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que, em conjunto com duas empresas do setor de produção de madeira para construção, deu US$ 3 milhões em prêmios para esse e outro projeto, em Portland, no Oregon. “Aço e concreto não são materiais renováveis”, diz o arquiteto Michael Green, que já chefiou a construção de prédios como as Torres Petronas, em Kuala Lumpur, e hoje se dedica à popularização do uso da madeira em grandes obras. “E ainda não conhecemos um processo sustentável de produção material a partir da luz solar tão eficiente quanto o de produção das nossas florestas”, afirmou, em entrevista à revista Smithsonian, dos Estados Unidos.

Há gargalos importantes no caminho da adoção mais universal da madeira como material de construção para prédios altos. Nos Estados Unidos, por exemplo, ainda não existe legislação específica para esse tipo de obra. Assim, cada edifício de grande porte que pretende usar madeira estruturalmente precisa obter uma série de autorizações ainda não padronizadas para ser construído. Preocupações com estabilidade e controle de incêndios são as que encabeçam os testes para validar a obra.

As contrapartidas para o uso da madeira nesses casos, porém, são importantes. No caso do prédio em Nova York, o consumo de energia durante a obra e, posteriormente, durante a operação do prédio chegam a metade do consumo em um prédio de igual tamanho erguido com materiais padrão. A utilização de laminados na estrutura também dá uso a um tipo de madeira frequentemente descartado em processos de produção, diminuindo o desperdício. “Construir com madeira, hoje, é ao mesmo tempo abraçar uma tecnologia antiga e aplicar o que há de mais moderno em técnicas de construção” diz Amir Shahrokhi, diretor de projetos da SHoP Architects. E ainda fica bonito!

[soliloquy id=”967″]