Escolha uma Página

SÃO PAULO – Situação e oposição na Noruega se uniram para trabalhar pela proibição da venda de veículos à combustão no país até 2025. Em movimento raramente visto no país, liberais e conservadores dos quatro principais partidos prometeram apoiar a mesma pauta e trabalhar por sua aprovação no legislativo. Inicialmente, carros, ônibus e veículos leves de carga particulares e a combustão terão a venda proibida. Até 2030, ideia é expandir a proibição para uma parcela dos ônibus públicos – principalmente os que fazem trajetos de longa distância – e caminhões. “Que país incrível. Vocês são demais!”, escreveu, no twitter, Elon Musk, dono da fabricante de carros elétricos Tesla, ao saber da notícia.

Atualmente, 24% da frota norueguesa já é elétrica – portanto, de emissão zero – e o país tem demonstrado forte compromisso com a agenda de sustentabilidade. Em junho mesmo, a Noruega se tornou a primeira nação no mundo a aprovar legislação que proíbe o corte de árvores em todo território nacional. Na resolução passada pelo parlamento norueguês, também foi banida a compra ou produção de bens que tem impacto sabidamente nocivo ao meio ambiente. Óleo de palma, soja, carne e madeira só serão adquiridas depois de rigorosa checagem de procedência.

Escandinávia sustentável: Suécia abre primeira estrada elétrica do mundo
A Suécia, país vizinho da Noruega, inaugurou nesta semana a primeira estrada para caminhões elétricos do mundo. Nela, veículos para transporte de carga pesada funcionam com energia da rede, como os trólebus que ainda rodam nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.